Aguaceiros acompanhados de trovoadas ou chuvas fracas a moderadas vão continuar nas regiões Centro e Norte nesta terça-feira(14), 300º dia em Emergência de Saúde Pública em Moçambique, o que mantém em alerta de inundações nas bacias do Búzi, Púngoè, Zambeze, Lúrio em Namapa, Megaruma em Megaruma e Rovuma em Congerenge com previsão de inundações urbanas na Cidade da Beira.
Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê céu geralmente muito nublado; Ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoadas ou chuvas fracas a moderadas; Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas locais.
Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala está previsto céu geralmente muito nublado; Ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoadas ou chuvas fracas a moderadas; Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas locais.
Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado, localmente muito nublado; Ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoadas ou chuvas fracas a moderadas, localmente fortes, principalmente nas províncias de Inhambane e Gaza; Vento de nordeste a sueste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas locais.
Eis as temperaturas previstas:
Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos indica que para as próximas 72 horas aas bacias do Maputo, Umbelúzi e Incomáti vão continuar a registar incremento dos níveis de água, como resultado da queda da chuva bem como do escoamento proveniente de montante, mantendo-se em alerta. As bacias do Búzi, Púngoè e Zambeze continuarão a registar um incremento do volume de escoamento, mantendo o Zambeze em alerta. As bacias do Lúrio em Namapa, Megaruma em Megaruma e Rovuma em Congerenge poderão registar redução do nível hidromético, mantendo- se em alerta.
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê ainda inundações urbanas de regime moderado a alto para a cidade da Beira principalmente nos bairros de Induda, Manga Mascarrenha, Vaz, Munhava, Macurrungo, Chipangara, Chaimite, Maraza, Nhangau e Tchondja.