Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Agentes localizam com vida 20 mineiros presos numa mina de ouro na Nicarágua

Os agentes de resgate localizaram com vida 20 mineiros informais que permanecem retidos depois dum deslizamento numa mina de ouro no norte da Nicarágua, disse, esta sexta-feira (29), a porta-voz do governo, Rosario Murillo.

A funcionária explicou que as equipes de socorro estavam a preparar-se para procurar o grupo, que disse estar numa área segura, mas não especificou o quão profundo os trabalhadores estariam.

“O trabalho que vai ser feito pela brigada de especialistas é difícil, e é preciso ter paciência”, disse Murillo a uma rádio local. “Pediram água e alimentos”, acrescentou. Os 20 mineiros localizados fazem parte de um total de 29 trabalhadores que ficaram retidos na quinta-feira depois de um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas.

Dois deles já foram resgatados, disse ela. Não estava claro o destino dos outros. Inicialmente a cifra de desaparecidos era de 20 a 25.

Julio Quintero, chefe da mineradora nicaraguense Hemco, filial da empresa colombiana Mineros, disse que a mina no projecto Bonanza, localizada 420 quilómetros a nordeste de Manágua, foi fechada há aproximandamente quatro anos depois de ser considerada insegura.

Contudo, os mineiros artesanais continuaram a trabalhando, apesar das ordens da empresa, e Quintero disse que a Hemco continuou a comprar minerais deles até a semana passada, quando decidiu que não podia ter certeza sobre a procedência do produto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts