Em confronto da 2ª mão de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, a Liga Desportiva de Maputo defronta no sábado (28) a formação ruandesa do APR, num jogo para onde os campeões moçambicanos entram com um empate sem golos na 1ª mão. O outro representante moçambicano, o Ferroviário da Beira, recebe no caldeirão de Chiveve o Petit Rivoire com uma vantagem de 2 a 1 conquistada nas Ilhas Maurícias.
Em Kigali, capital do Ruanda, os muçulmanos, por terem empatado sem abertura de contagem, em casa, na partida da primeira mão, a missão parece espinhosa, embora a eliminatória ainda esteja aberta.
Os campeões nacionais são obrigados a vencer ou empatar com golos para seguir para a fase seguinte. A formação orientada por Litos parte para este embate na máxima força, visto que todos os jogadores estão a disposição do técnico luso.
O vencedor da eliminatória entre a formação moçambicana e a ruandesa vai defrontar o Ahly Aly do Egipto.
Locomotivas confiantes na transição a fase seguinte
Depois de vencer fora pelos tangenciais 2 a 1, o Ferroviário da Beira é favorita a transitar para a próxima fase. Os locomotivas até podem perder por uma bola a zero e passar a eliminatória. O empate qualifica, também a formação beirense para a segunda ronda.
Segundo o treinador adjunto dos bicampeões da Taça de Moçambique a sua formação vai entrar em campo para vencer de modo a evitar surpresas. “Sabemos que estamos em vantagem na eliminatória, mas ainda faltam noventa minutos e tudo pode acontecer. Jogamos em casa e diante do nosso público estamos confiantes na obtenção de um resultado e a consequente passagem para a fase seguinte”.
Importa lembrar que é pelo segundo ano consecutivo o Ferroviário da Beira e a Liga Muçulmana representam Moçambique nas Afrotaças.