Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasquete: equipas angolanas dominam qualificações para taça dos Campeões

Afrobasquete: equipas angolanas dominam qualificações para taça dos Campeões

As equipas do 1º de Agosto e do Interclube de Angola estão a dominar as qualificações da zona VI para a taça dos clubes campeões africanos em basquetebol, que decorrem na capital moçambicana, Maputo, até ao próximo dia 23.

Em séniores masculinos o 1º de Agosto somou a sua segunda vitória em duas partidas, esta terça-feira a vítima foi a equipa do UNZA Pacers da Zâmbia que foi derrotado por 124 a 61 pontos.

Nos femininos o Interclube venceu o Desportivo de Maputo por 65 a 52 pontos numa partida onde mais uma vez ficou clara a supremacia e melhor conjunto da equipa angolana.

O Desportivo até entrou a vencer mas rapidamente as angolanas assumiram a liderança do placar, ainda no primeiro período, indo para intervalo a vencer por 32 a 29 pontos.

Com uma defesa permeável as alvi negras não conseguiam travar o ataque do Interclube jogada após jogada dilataram a vantagem no placar entrando para os últimos 12 minutos vencendo por 54 por 39 pontos.

A norte americana que representa o clube de Angola tem sido a grande estrela dos femininos, Danielle Green fez mais um grande jogo, mostrando muita garra a defender e uma rapidez extra ordinária a sair para o ataque, não encontrando ainda quem lhe consiga parar. Terminou o jogo como melhor marcadora com 21 pontos à sua conta.

Sem ritmo de jogo o Desportivo ainda esboçou uma recuperação no quarto período, reduzindo o placar para 11 pontos, quando faltavam 4’47” para jogar, mas sem forca física nem anímica as alvi negras viam o cronómetro jogar contra os seus intentos e os seus cestos a nao caírem.

No final saiu derrotada por 65 a 52 pontos, a segunda derrota da equipa de Nazir Salé nesta prova.

Maxaquene conquista primeira vitória

No jogo mais importante do terceiro dia de competição o Ferroviário da Beira e o Maxaquene voltaram a cruzar-se. Os locomotivas vinham de uma vitória moralizadora e com vontade de vingar-se dos tricolores que tem sido seus carrascos na Liga Nacional, venceram as duas partidas disputadas esta época, assumindo o comando do placar no final do primeiro período por 18 a17 pontos.

A equipa de Inhaque Garcia puxou dos galões de campeão nacional e empatou o jogo, indo as equipas para o intervalo com uma igualdade a 27 pontos.

O Maxaquene acelerou o ritmo do jogo no regresso à quadra e adiantou-se no placar e, enquanto o Ferroviário da Beira somava turn overs, os tricolores abriram uma vantagem de 10 pontos.

No início do quarto período José Delfino, que via repetir-se a historia das ultimas duas partidas, apostou os seus melhores trunfos e mais um reforço que foi buscar ao seu homónimo de Maputo para esta prova, Gerson Novela. Os locomotivas conseguiram reduzir a desvantagem e chegaram mesmo a empatou o jogo a 49 pontos, a cinco minutos do término.

Porém a experiência e classe dos jogadores Maxaquene mais uma vez superiorizou-se aos representantes de Sofala vencendo a partida por 52 a 62 pontos.

Na primeira partida realizada esta terça-feira o NAPSA da Zâmbia foi derrotado pelo JBC do Zimbabwe por 70 a 90 pontos.

A disputa dos lugares que dão acesso a taça dos campeões prossegue esta quarta-feira com a terceira jornada dos seniores masculinos:

15 horas – UNZA Pacers da Zambia Vs Ferroviário da Beira

17 horas – 1 Agosto de Angola Vs JBC do Zimbabwe

19 horas – Maxaquene Vs NAPSA da Zâmbia

O público de Maputo tem sido o grande ausente no pavilhão do Maxaquene e, os poucos que fazem-se presentes pouco apoio tem dado aos representantes nacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts