Foi um início dramático dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões de África em Basquetebol, séniores femininos, nesta sexta-feira (26). A Liga Desportiva, campeã nacional, que esteve a perder até ao fim do segundo tempo deu volta no marcador e consagrou-se na primeira equipa a chegar às meias-finais confirmando mais uma vez o seu favoritismo para a conquista da competição.
Foi incrível e inacreditável o confronto entre a equipa Tunisina do Club Sportif Sfaxien e a moçambicana da Liga Desportiva. Se no primeiro tempo o marcador estava igualado em 20 pontos, ao fim do segundo a equipa do Sportif estava à frente com quatro pontos de avanço a mercê dos 15 pontos que alcançou neste período contra apenas 11 das representantes da bandeira nacional.
Na segunda parte, concretamente no terceiro período, a equipa da Liga Desportiva entrou decidida a vencer e deixou ficar a sua garra de campeã no pavilhão. Destaque foi para a Clarisse Machanguana, a poste da Liga, que assumiu o papel de líder em campo o que forçou a equipa do Sportif a ceder tendo entrado no último período do jogo a perder 47 a 50.
No último período, a Liga Muçulmana uma vez mais sob comando de Clarisse e a apresentar um trabalho técnico apurado e repleto de qualidade, enjaulou de forma humilhante a adversária tendo sofrido neste período apenas seis pontos contra 22 marcados, selando o resultado final em 53 a 72 pontos.
Contudo, ainda nesta sexta-feira, a Liga Desportiva conheceu a sua equipa adversária. Trata-se do ABC da Costa do Marfim que derrotou com muita dificuldade as nigerianas do First Bank por 59 a 55.
Quadro completo de resultados dos 1/4 final (apurados a negrito):
Club Sportif Sfaxien (Tunísia) 53-72 Liga Desportiva (Moçambique)
First Bank (Nigéria) 57-59 ABC (Costa do Marfim)
CSA (Costa do Marfim) 41-65 Interclube (Angola)
First Deepwater (Nigéria) 51-59 Primeiro de Agosto (Angola)
Hoje jogam-se as 1/2 finais:
Liga Desportiva (Moçambique) vs ABC (Costa do Marfim)
Interclube (Angola) vs Primeiro de Agosto (Angola)
Ainda ontem disputou-se o jogo de classificação de nono e décimo lugar Ndella (Gabão) 51-59 Eagles Wings (Quénia).
