Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket masculino: Moçambique humilhado pela Nigéria

Afrobasket masculino: Moçambique humilhado pela Nigéria

Foto FIBAMoçambique foi humilhado nesta quarta-feira(26) pela Nigéria por 83 a 47, em partida dos oitavos de final do 28º Campeonato das Nações que decorre na Tunísia. Mais uma vez a nossa selecção cai na segunda fase e não vai conseguir sequer melhorar o 11º lugar do Afrobasket 2013. O único quesito que conseguimos melhorar foi na diferença da derrota, desta vez perdemos por 36 pontos, há 2 anos tinham sido 33 pontos.

Quando Custódio Muchate converteu os dois primeiros pontos colocando a nossa selecção em vantagem, nos primeiros 20 segundos ainda se chegou a sonhar com uma partida renhida. Pura ilusão os nigerianos prontamente reassumiram o comando do marcador e fizeram 7 a 2 antes de Octávio Magoliço marcar novamente para Moçambique.

Alde Aminu desde cedo assumiu o comando da selecção nigeriana que a meio do 1º período já tinha aberto uma vantagem de 10 pontos. Augusto Matos remou contra a maré e reduziu com 2 pontos e um lançamento livre, mas Aminu com um triplo aumentou a vantagem.

David Canivete e Pio Matos ainda reduziram, com 2 pontos cada um, porém uma “bomba” de Uzoh alargou a vantagem nigeriana para 14 pontos. Custódio Muchate conseguiu somar mais 2 pontos e um triplo de Augusto Matos deu novo alento, mas Aminu com mais 2 pontos mostrou quem mandava no jogo.

Com uma vantagem confortável, alargada para 15 pontos logo a abrir o 2º período, o seleccionador nigeriano descansou algumas das suas estrelas mas nem assim a nossa selecção conseguia inverter o rumo da partida. Defendia mal e atacava pior, com os jogadores a tentarem lances individuais em vez do jogo colectivo. Do outro lado outros nigerianos mostravam o seu basquetebol e garantiram vitória ao intervalo por 41 a 24.

Pio Matos dava luta e tentava carregar a selecção mas até ele estava com a pontaria desafinada, não conseguiu converter nenhum dos lançamentos triplos que tentou e falhou quase metade dos lançamentos de 2 pontos.

Melhor, a espaços, estava Augusto Matos que a meio do 3º período enfim conseguiu acertar duas “bombas” mas só deram para manter a desvantagem em 15 pontos. Entretanto Alde Aminu voltou para quadra e não só reassumiu o comando alargou ainda mais um placar mostrando a força da Nigéria com afundanços.

À entrada do último período a Nigéria vencia por 61 a 36. David Canivete abriu o marcador, Okoye acertou um triplo prontamente respondido por Helton Martins. Parecia que Moçambique iria dar luta, não deu.

Com o jogo perdido Inaki Garcia lançou então para quadra jogadores menos utilizados, os nigerianos geriam e aumentaram a vantagem, com algum espectáculo coroado com afundanços de Lawal e Olasewere, perante a passividade da nossa defesa.

Na sexta-feira(28) Moçambique, que desde 1995 não passa dos oitavos de final, encerra a sua participação diante da Costa do Marfim, em jogo de apuramento do 11º e 12º classificados do Afrobasket.

Cabo Verde também fora dos quartos-de-final

Mais cedo a seleção de Cabo Verde, que se qualificou em primeiro lugar no grupo D com três vitórias em três jogos, era tida, à partida, como favorita, perdeu diante do Gabão por 67 a 77, falhando a passagem para os quartos-de-final.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts