O Egito e o Senegal abrem sexta-feira à tarde (18 horas de Maputo), em Abidjan, as meias-finais do 27º Campeonato Africano das Nações em basquetebol masculino (Afrobasket 2013) que encerra com Angola a defrontar os anfitriões, a Costa do Marfim, cerca de duas horas mais tarde.
Por seu turno, a Nigéria e os Camarões, inicialmente colocados entre os favoritos da competição, devem contentar-se com a classificação do quinto ao oitavo lugares do campeonato, depois do seu desaire quarta-feira nos quartos-de-final diante do Senegal e da anfitriã Costa do Marfim, respetivamente.
Ainda nesta sexta-feira joga-se pelo quinto e sexto lugares da classificação final.
Aberto na capital económica Costamarfinense a 20 deste mês, o Afrobasket 2013 vai consagrar os novos campeões do continente no sábado uma vez que a Tunísia, campeã em título, foi eliminada pelo Egito nos oitavos-de-final por 67-77.
Moçambique acabou a sua participação na quarta-feira com uma vitória de sobre a Argélia, por 78 a 56, que contudo foi insuficiente para melhorar as prestações dos nossos rapazes entre a fina flor do basquetebol africano. Desde 1995 que a nossa selecção não consegue terminar o Campeonato acima do décimo lugar.