A selecção do Senegal sagrou-se, neste Sábado (25), campeão africano de basquetebol na categoria dos sub-18, prova que decorreu em Maputo. Os jovens senegaleses garantiram o título após derrotarem na final a Costa do Marfim. A nossa selecção terminou o torneio na sétima posição.
Quando tudo indicava que seria o Egipto o campeão desta prova, do nada surgiu o Senegal a carregar o troféu no pavilhão do Académica de Maputo. O Senegal que terminou a fase de grupos na terceira posição, venceu na final o Costa do Marfim por 71 a 62 numa partida que prosseguiu bastante aguerrida.
O terceiro lugar da competição coube aos faraós que levaram de vencida a selecção do Mali por 78-54.
Moçambique venceu jogo de consolação
Entretanto a nossa selecção, que terminou a fase de grupos em terceiro e ainda cruzou foi humilhado pelo Senegal nos quartos de final por 62 a 37, alcançou a sétima posição após vencer o Gana por 48 a 45. Antes, os jovens moçambicanos, ainda perderam a disputa do quinto lugar para Angola.
Confira a classificação final do afrobasket:
1º Senegal
2º Costa do Marfim
3º Egipto
4º Mali
5º Angola
6º Tunísia
7º Moçambique
8º Gana
9º Marrocos
10º Gabão
11º Ruanda
Importa referir que os dois finalistas garantiram a presença no Campeonato Mundial dos Sub-19, evento que vai decorrer no próximo ano no Canadá.