O arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, confirmou, Terça-feira (20), que a Igreja Anglicana da África Austral ordenou a sua primeira episcopisa no continente.
Ellinah Wamukoya vai servir como espiscopisa da igreja no reino conservador da Swazilândia. “O trovão ribomba na altura em que escrevo; fomos testemunhas dum evento importante e agora parece que o céu vai cair sobre a nossa cabeça trazendo-nos a chuva de que este país e o seu povo tanto necessitam”, declarou o Monsenhor Makgoba num comunicado.
A episcopisa Wamukoyo era presidente da Câmara Municipal de Manzini, a capital económica da Swazilândia.
Ironicamente, a nomeação da episcopisca Wamuyoka coincide com o voto da Igreja da Inglaterra contra a ordenação de mulheres bispos, que não obteve o apoio suficiente de fiéis a esta reforma.
A questão da ordenação de mulheres bispos divide a Igreja da Inglaterra há vários anos. As mulheres já foram ordenadas bispos da Igreja Anglicana na Austrália, na Nova Zelândia, no Canadá e nos Estados Unidos, mas a Igreja da Inglaterra, que conta 80 milhões de Anglicanos, não resolveu este assunto espinhoso sobre o papel das mulheres.