Mais um doente da covid-19 morreu na Cidade de Maputo, “trata-se de um paciente do sexo masculino, de 57 anos de idade e de nacionalidade moçambicana”. No 1º dia de 2021 o Ministério da Saúde (MISAU) identificou centenas de novos infectados na capital moçambicana e um novo surto na Cidade de Nampula.
O MISAU o registou mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus, na Cidade de Maputo. “Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 57 anos de idade e de nacionalidade moçambicana que evoluiu para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em uma unidade hospitalar na Cidade de Maputo. O óbito foi declarado no dia 31/12/2020”.
Foi o 167º óbito devido à covid-19, o 134º registado na Cidade de Maputo, e a 36ª vítima mortal da pandemia com na faixa dos 50 aos 59 anos de idade em Moçambique.
O 1º boletim epidemiológico do novo ano indica que testaram positivo para o SARS-CoV-2 mais 152 indivíduos, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 141 moçambicanos, um ruandês, um indiano, um português, dois cubanas e dois libaneses, aumentando para 18.794 o cumulativo de casos positivos registados no país desde Março de 2020.
O @Verdade descortinou que 125 dos novos doentes foram detectados no Distrito Municipal de KamPfumo, elevando para 9.956 o total de casos positivos na Cidade de Maputo onde o número de infectados sob cuidados hospitalares cresceu para 48, dos 57 internados em Moçambique.
Entretanto um novo surto, com 16 infectados, foi diagnosticado na Cidade de Nampula que continua com padrão de transmissão comunitário do novo coronavírus.
Na Província de Maputo novos doentes foram identificados na Cidade da Matola, três novos infectados, no Distrito de Marracuene, dois novos infectados, e no Município da Namaacha, dois novos infectados.
Nesta sexta-feira (01) foram também detectados dois novos infectados na Cidade de Chimoio, um no Distrito de Nicoadala e outro na Cidade de Tete.