As empresas Águas da Região Metropolitana de Maputo (AdRMM) e a Cervejas de Moçambique (CDM) celebraram, sexta-feira, 8 de Março, em Maputo, um memorando de entendimento, que visa a melhoria do actual sistema de abastecimento de água à fábrica de cerveja, localizada na cidade de Maputo.
Para o efeito, a parceria prevê a construção de uma linha dedicada ao fornecimento de água à fábrica de cerveja de Maputo, a passagem da gestão da Estação de Elevação da Machava para a AdRMM, através da transferência de mecanismos de contagem (macromedidor) para a fábrica, bem como a exploração de oportunidades de formação e cooperação mútua em matérias de responsabilidade ambiental.
Pretende-se com a implementação do referido acordo garantir a segurança hídrica nas operações mútuas, capacitação de recursos humanos em sustentabilidade ambiental, automação e instrumentação e a responsabilidade ambiental.
A propósito desta parceria, o presidente do Conselho de Administração da AdRMM, Castigo Álvaro Cossa, explicou que a empresa vai garantir a manutenção e operacionalização da linha de abastecimento de água que parte do Centro Distribuidor da Machava até à fábrica de cerveja da CDM, em Maputo.
Trata-se de criar condições de redundância, a partir do sistema de tratamento de água de Corumana, que vai permitir que sempre que houver necessidade de se realizar alguma intervenção, na linha de Umbeluzi, não haja interrupção do processo de produção da cerveja, por conta da falta de água.
“Deste modo, a AdRMM vai finalizar a execução do projecto de redundância do abastecimento de água a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Sábiè, localizada no Posto Administrativo de Corumana, no distrito de Moamba”, frisou.
Segundo acrescentou, “a CDM está avançada em termos de sistemas de manutenção de equipamentos, pelo que pretendemos captar esta valência em benefício do nosso capital humano, através da troca de experiências, boas práticas e treinamento na área electromecânica”.
Com base no referido acordo, no futuro poderão ser, igualmente, criadas condições para o estabelecimento de redundância no sistema de fornecimento de água à fábrica de cerveja da CDM, em Marracuene, através da construção de um Centro Distribuidor de Marracuene.
Por sua vez, o administrador da CDM, Hugo Gomes, disse que o memorando surgiu do vasto leque de conversações e reuniões que ocorreram entre as partes, durante as quais foram identificadas algumas áreas de cooperação e de trabalho conjunto.
Existe, avançou, uma fonte de água, à montante, na unidade fabril localizada na cidade de Maputo, cuja linha de transporte tem registado problemas de fugas, que acarretam custos decorrentes da respectiva manutenção. Como solução, as partes acordaram que as leituras relativas ao consumo de água passariam a ser feitas num contador instalado na fábrica.
“No âmbito desta parceria, passaremos também a beneficiar de uma linha dedicada ao fornecimento de água à fábrica em Maputo. Existem outras mais-valias de benefício mútuo, que podemos explorar ao abrigo deste acordo”, concluiu.