Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Administrador de Macanga reconhece erro e rádio Comunitária volta ao ar

Após cinco (5) dias consecutivos de paralisação das emissões da Rádio Comunitária Planalto de Furancungo, por ordem do Administrador do distrito de Macanga, Alexandre Faite, na Provincia central de Tete, esta sexta-feira, desde às 15 horas, aquela emissora voltou a transmitir normalmente a sua programação

Segundo o Presidente do Fórum Nacional das Rádios Comunitárias de Moçambique (FORCOM) João Jerónimo o administrador reconheceu a sua falha. “ FORCOM não vai fazer defesa de CRISTO aos pecadores ignorantes, nós vamos levantar o processo-crime contra este dirigente para servir como lição”, disse o Jerónimo ao telefone em entrevista à Rádio Comunitária Catandica.

O presidente do FORCOM disse ainda que a conquista foi uma vitoria não só para próprio fórum mas sim para a população do Distrito de Macanga. “Apesar desta população ser mobilizada pelo administrador Alexandre para estar contra a equipa enviada pelo FORCOM, redundou no fracasso, todos ficaram ao nosso lado e mostraram que precisam da sua Rádio Comunitária,” disse presidente Jerónimo.

Por seu turno a Directora Executiva, Benilde Nhalivilo do mesmo Fórum Nacional das Rádios Comunitárias mostra satisfeita que a rádio já voltou a transmitir. Benilde disse que, esta falha do administrador de Macanga, Alexandre Faite tem a ver com a falta de conhecimentos. “Muitos governantes confundem e pensam que todas rádios comunitárias pertencem ao governo e não conhecem o papel destas rádios comunitárias ” disse Benilde.

A directora disse ainda que, fica como tarefa para Organizações da Sociedade Civil trabalharem unidas para educar e informar os governantes sobre o impacto e papel das Rádios Comunitárias na comunidade. “É preciso evitar processar todo mundo para justiça, aquele que reconhece a sua falha deve ser perdoado ” destacou a Benilde.

Contactado telefonicamente pela Rádio Catandica o coordenador daquele estacão emissora, Vasco Capitone, disse que a população de Macanga ficou satisfeita com a intervenção rápida do Fórum Nacional das Rádios Comunitárias (FORCOM).

Captone a acrescentou que durante as conversões com a equipa do FORCOM o Administrador Alexandre Faite nega que o encerramento daquela Rádio Comunitária tem como as razoes relacionados ao partido no poder, a FRELIMO, mas sim a não funcionamento de serviços de informática.

Note que a Rádio Comunitária Planalto de Furancungo é membro de Fórum Nacional das Rádio Comunitárias de Moçambique ( FORCOM) instalada no âmbito do projecto Centro Multimédia Comunitário da UNESCO e transmite em 2 línguas, Chinyanja e Português.

Esta estação emissora é propriedade da Associação Juvenil de Desenvolvimento de Macanga registada no Boletim da Republica de Moçambique, resolução número 13/2007 de 16 de Abril de 2007 pagina 120.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts