A Associação de Desenvolvimento da Juventude Moçambicana (ADJUMO) inicia, neste mês de Setembro, um ciclo de formações em matérias de gestão de negócios, destinados aos jovens residentes na cidade de Nampula.
Segundo Esmeraldo Arlindo Botão, coordenador da ADJUMO em Nampula, pretende-se com este projecto motivar os jovens no processo de auto-emprego através de acções de empreendedorismo.
De acordo com o nosso entrevistado, no final da formação de dez dias os cerca de vinte beneficiários de ambos os sexos serão submetidos a estratégias de monitoria nos respectivos locais de implementação e contemplados com kits compostos por manuais básicos, para além da concessão, a título de empréstimo, de outros instrumentos importantes.
A fonte, que não revelou os montantes a serem despendidos para a materialização do projecto, revelou que decorrem, neste momento, contactos junto dos parceiros para a obtenção do fundos necessários.
Pretendemos, com estas acções, que os jovens não fiquem de braços cruzados na falta de emprego sustentável, e que, portanto, podem, eles próprios, suprir essa falta de oportunidades através do empreendedorismo.
Dobservou, acrescentando que a sua organização já tem material didáctico disponível e conta com o suporte financeiro e técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP).