Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Adiada a 2ª volta das presidenciais na Guiné-Conacri

Adiada a 2ª volta das presidenciais na Guiné-Conacri

A Comissão Eleitoral da Guiné Conacri decidiu adiar a segunda volta das eleições presidências marcada para domingo, alegando falta de preparação adequada. A decisão surge após dias de violência entre apoiantes dos dois candidatos, o antigo primeiro-ministro Cellou Dalein Diallo, e o seu rival, Alpha Conde. A nova data de eleições deve ser marcada durante o dia de hoje. 

Um porta-voz da Comissão eleitoral disse à BBC que era necessário mais tempo para preparar da melhor forma possível, as condições para a segunda volta das eleições.  

El Hadj Boubacar Diallo afirmou que perto de meio milhão de cartões de eleitores ainda não tinham chegado na Guiné e que os mesmos levariam tempo para chegar às zonas remotas. “Tecnicamente a data de 19 de Setembro não é adequada para a segunda volta das eleições. Os cartões biométricos não chegarão ao país antes da noite de 18 de Setembro. Portanto chegam dia 18 para as pessoas receberem no dia 19”, disse.

“A outra questão tem a ver com o facto de que esses cartões precisam de 4 dias para chegarem aos locais de distribuição. Isso significa que os eleitores só terão acesso aos cartões depois de 4 ou 5 dias”, explicou o porta-voz da comissão eleitoral da Guiné Conacri.

O principal candidato e antigo primeiro-ministro Celou Dalein Diallo, que pretendia que a segunda volta tivesse lugar a 19 de Setembro disse à BBC que estava desapontado mas esperançoso de que as eleições poderão ainda acontecer antes do final do mês.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts