Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADECRU encerra projecto de HIV/SIDA em Chibabava

A Associação Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU) encerra a 8 de Agosto próximo o seu Projecto de Prevenção de HIV/SIDA através do Desporto no Distrito de Chibabava, província de Sofala, após um ano de actividades.

O projecto, que abrangeu cerca de 50 mil pessoas, contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, através do Programa de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR). O encerramento do projecto será antecedido por uma série de actividades com início no dia 30 de Julho envolvendo mais de 300 jovens que acamparão na Vila de Muxúnguè.

As actividades incluem debates, aconselhamento e testagem voluntária, bem como partilha de experiências sobre a prevenção e combate ao HIV/SIDA. Estão igualmente previstas diversas sessões de filmes educativos e jogos de futebol para o apuramento das equipas vencedoras do campeonato de futebol que envolveu jovens de comunidades diferentes, incluindo raparigas.

“O Projecto de Prevenção de HIV/SIDA através do Desporto, no Distrito de Chibabava, representa uma forma inovadora, criativa e muito eficaz na divulgação de mensagens de combate e prevenção da pandemia de HIV/SIDA cuja réplica deve ser incentivada em outras regiões do País”, disse o vice-coordenador da ADECRU, Fabião Simão, acrescentando que a iniciativa foi uma forma saudável de persuadir jovens de 15 a 30 anos de idade a serem mais responsáveis sobre a saúde reprodutiva e para conhecer o seu estado de HIV/SIDA.

O campeonato de futebol envolvendo 12 equipas, quatro das quais femininas, em representação de igual número de comunidades dos Postos Administrativos de Chibabava-Sede, Muxúnguè e Goonda e localidade de Mangunde, consideradas zonas com alto índice de seropervalência. A cerimónia de encerramento contará com a presença de representantes do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA de Sofala, Governo distrital de Chibabava, comunidades locais, da Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, entre outros convidados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts