Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acordo para reabilitação do sistema de drenagem da cidade de Nampula

O Millennium Challenge Account (MCA) e a Empresa Portuguesa de Construções Gabriel Couto rubricaram, Quinta-feira, em Maputo, um acordo para a reabilitação do sistema de drenagem das águas pluviais na cidade de Nampula, província do mesmo nome na zona norte de Moçambique.

As obras, que deverão terminar num prazo de 12 meses contados a partir de 1 de Abril próximo, contam com financiamento do Governo dos Estados Unidos da América (EUA).

As mesmas estão orçadas em 13.5 milhões de dólares norte-americanos, e serão executadas pelo empreiteiro português Gabriel Couto.

O acordo que simboliza o arranque das obras foi rubricado por Jorge Couto em representação da Empresa portuguesa Gabriel Couto e Paulo Fumane, director executivo do MCA, uma cerimónia testemunhada pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba e pela embaixadora dos EUA, Leslie Rowe.

Falando no evento, o ministro Muthemba, disse que a reabilitação e expansão do sistema de drenagem da cidade de Nampula visa resolver o problema de escoamento das águas pluviais nas faixas de rodagem, controlar a erosão na zona periurbana e melhorar o acesso aos canais de drenagem para a realização de limpezas.

“A iniciativa enquadra-se nos esforços do Governo para o aumento da cobertura e fiabilidade dos serviços de saneamento das nossas cidades. Estas actividades, financiadas pelo Governo americano, juntam-se a outras do Executivo moçambicano visando contribuir para o alcance das Metas de Desenvolvimento do Milénio”, explicou Muthemba.

Neste âmbito, o ministro arrolou alguns dos projectos de maior impacto actualmente em curso, tais como o abastecimento de Água Rural que permitiu a abertura de 284 fontes de água de um total de 600 previstas e o da reabilitação da Barragem de Nacala.

O ministro reconheceu que a realização de obras de reabilitação de infraestruturas ao abrigo deste programa tem enfrentado desafios resultantes da subida dos custos de construção em face da actual conjuntura internacional, situação que não permitiu a execução de todos os projectos em carteira.

Por seu turno, a embaixadora dos EUA em Maputo, disse que a assinatura do contrato para a realização das obras de reabilitação e expansão do sistema de drenagem da cidade de Nampula tem sabor especial por se tratar do último grande trabalho de construção civil a ser assinando pelo MCA.

“O Governo dos EUA através do MCA através da Cooperação do Desafio do Milénio propôs-se a realizar uma agenda ambiciosa há quatro anos para investir na prosperidade humana e no crescimento económico em algumas zonas mais pobres de Moçambique e o contrato, hoje rubricado, constitui uma componente crítica dessa agenda”, disse a diplomata.

A embaixadora reconheceu que Nampula e’ uma cidade em franco crescimento e uma das com maior significado para a economia de Moçambique, mas que actualmente enfrenta alguns constrangimentos na sua capacidade de providenciar água segura para os residentes.

“A reabilitação da rede de drenagem de águas pluviais, associada ao investimento do Millennium Challenge Corporation (MCC) na melhoria da rede de abastecimento de água irão fomentar melhorias demonstráveis a cidade e população da cidade de Nampula”, destacou.

O projecto de reabilitação do sistema de drenagem das águas pluviais na cidade de Nampula vai beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas, totalizando cerca de 300 mil quando associado à reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts