Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acnur alcança região em posse dos rebeldes no norte da Síria pela primeira vez

A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, esta Sexta-feira (1), que havia alcançado pela primeira vez a região de Azaz, tomada pela oposição, no norte da Síria, onde encontrou cerca de 45 mil pessoas desalojadas a viverem em condições “abomináveis” nuns acampamentos improvisados.

“Esta é uma área que nós não havíamos conseguido alcançar fisicamente desde o início do conflito”, disse o director da Acnur para o Oriente Médio e Norte da África, Yacoub El Hillo, em Genebra.

Azaz está localizada no lado oposto ao acampamento Kilis, no lado turco, que abriga cerca de 10.000 refugiados sírios que cruzaram aquela fronteira, de acordo com a Acnur.

“Nesse lado sírio são acampamentos improvisados em péssimas condições. Portanto, esperamos que este seja o primeiro de muitos, muitos comboios que vamos operar”, disse El Hillo.

O governo sírio não permite que as agências da ONU entrem nas áreas controladas por rebeldes do outro lado das suas fronteiras, mas as agências de ajuda humanitária, incluindo o grupo Médicos Sem Fronteiras, têm estado activas na região de Azaz, onde as temperaturas estão agora abaixo de zero, disse.

“Eles querem que nós continuemos, não poderia ter acontecido sem o governo sírio. Para os aviões pousarem perto de Latakia, tivemos que conseguir autorizações de pouso e também para que os camiões tivessem acesso”, disse El Hillo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts