Vinte e oito pessoas perderam a vida durante a semana passada em vários pontos do país, como resultado de acidentes de viação. Para além das vítimas mortais, os sinistros rodoviários tiveram como consequências 30 feridos graves e 33 ligeiros.
De acordo com os dados do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), ao longo da semana em análise foram reportados 37 acidentes de viação.
São apontadas como causas dos acidentes o excesso de velocidade, corte de prioridade, ultrapassagem irregular, condução em estado de embriaguez, dentre outras irregularidades.
No âmbito da prevenção e combate aos sinistros rodoviárias, a Polícia de Trânsito fiscalizou 22.923 viaturas em todo o país, tendo sido impostas 3.464 multas por violação às regras de trânsito.
Foram igualmente apreendidos 137 veículos e 159 cartas de condução por diversas irregularidades e seis indivíduos estão detidos por condução ilegal.
No que concerne à criminalidade, ocorreram, durante a última semana, 170 crimes. Em conexão com estes casos foram detidas 183 pessoas, sendo 108 por crimes contra propriedade, 44 visando pessoas e 31 contra a ordem e tranquilidade pública.
As autoridades policiais detiveram também 169 imigrantes ilegais, dos quais 29 de nacionalidade congolesa, 128 etíopes, oito paquistaneses e quatro somalis.