Pelo menos 30 pessoas morreram vítimas de 65 acidentes de viação ocorridos em Moçambique entre os dias 25 de Fevereiro passado e dois de Março corrente.
O Porta-voz do Comando Geral da Polícia de Moçambique, Pedro Cossa, disse que os sinistros resultaram ainda em 49 feridos graves e 27 ligeiros, para além de vários danos materiais avultados.
Cossa, que falava no habitual encontro semanal com a imprensa, explicou que os acidentes foram do tipo atropelamento, choques entre carros, despistes seguidos de capotamento, e choque entre carro e moto.
Do total dos acidentes, segundo Cossa, 14 foram provocados por excesso de velocidade, dois por condução em estado de embriaguez, três por deficiências mecânicas das viaturas, entre outras razoes.
O Porta-voz indicou, naquela ocasião, que a polícia desdobrou-se em acções de fiscalização rodoviária abrangendo um total de 21.902 viaturas.
A fiscalização resultou na apreensão de 181 cartas de condução por excesso de velocidade e outras 88 por condução em estado de embriaguez.
Um total de 79 livretes e 105 viaturas também caíram nas mãos da polícia por irregularidades diversas. A polícia refere que durante o período em análise foram detidos 15 indivíduos por condução ilegal.