Seis cidadãos perderam a vida, sete contraíram ferimentos graves e outros cinco ficaram ligeiramente traumatizados, em resultado de 16 acidentes de viação ocorridos na semana de 25 a 31 de Agosto último, na capital moçambicana.
Destes incidentes, a Polícia da República de Moçambique (PRM) lamenta a ocorrência de 12 atropelamentos, três choques entre viaturas e um despiste e capotamento. Para inverter estes sinistros rodoviários, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 3.415 veículos, tendo emitido 1.393 avisos de multa a automobilistas infractores e deteve 53 pessoas por condução sob efeito de álcool.
Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo, reconheceu que há cada vez mais indisciplina nas estradas e exortou aos automobilistas a serem cuidadosos quando se fazem ao volante.
“Apesar da sensibilização que é feita pela Polícia de Trânsito para se mitigar esta situação, há pessoas que não cumprem as regras elementares do Código da Estrada, facto que põe em risco a vida do peão”, disse Mudumane.