Três óbitos, sete feridos graves e dois ligeiros são a consequência de 13 acidentes de viação ocorridos, semana finda, na cidade de Maputo. O excesso de velocidade, a má travessia de peões e a condução em estado de embriaguez estiveram na origem desses sinistros fatais.
No período em análise, os 13 acidentes de viação estão abaixo do 16 verificado em igual período do ano passado. Onze foram atropelamentos, um choque entre carros e outro entre carro e motorizado.Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), no seu habitual briefing com a imprensa todas as Segundas-feiras, na semana em alusão, a corporação deteve 70 indivíduos acusados de prática de vários crimes, dos quais 45 contra propriedade, 20 contra pessoas e cinco contra a ordem e tranquilidade públicas.
O porta-voz do Comando da Polícia em Maputo, Orlando Mudumane, disse que a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 4.985 viaturas, das quais 31 apreendidas por diversas irregularidades. As multadas foram impostas a 1.897 automobilistas. Ao bafómetro, ou seja, ao teste de álcool, foram submetidos 107 condutores. Destes, 37 conduziam sob efeito de álcool.