Seis pessoas mortas, quatro feridos graves e vários danos materiais avultados é balanço dos acidentes de viação ocorridos nas últimas 48 horas na província de Nampula, Norte de Moçambique, em pleno momento das festividades do Natal (Dia da Família).
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Comando Provincial em Nampula, Inácio Dina, disse que o excesso de velocidade – aliado à fadiga dos condutores – e a má travessia de peões são as principais causas dos referidos sinistros. “Continuamos a registar, com muito desagrado, a renitência por parte dos automobilistas. Não respeitam as regras de trânsito previstas pelo Código da Estrada”, queixou-se Dina.
Enquanto isso, o Hospital Central de Nampula, a maior unidade sanitária da região norte do país, atendeu, no dia 25 de Dezembro, 19 pessoas vítimas de acidentes de viação, contra oito que deram entrada no dia anterior. Significa que houve um aumento de 11 casos.
A directora do Banco de Socorros daquele hospital, Beatriz da Silveira, disse ao @Verdade que a maior parte das pessoas atendidas diariamente, nos últimos dias, são vítimas de acidentes de viação. No que diz respeito às agressões houve uma ligeira estabilidade, pois nos últimos dias, incluindo no dia 25 de Dezembro, foram registados 21 casos.