Seis pessoas morreram, na semana de 26 de Agosto a 01 de Setembro, vítima de nove acidentes de viação ocorridos em diferentes estradas da província de Nampula, com detaque para os distritos de Nampula, com quatro casos, Nacala-Porto, com dois, Mogovolas, Monapo e Nampula-Rapale com um acidente cada.
Para além dos óbitos, os acidentes provocaram sete feridos graves e seis ligeiros, contra dois de e um de igual período do ano paasado. A Polícia cantabilizou ainda cino danos matériais avultados, igual número houve em 2011, e quatro ligeiros, contra nenhum na mesma época.
Segundo o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Inácio Dina, dos acidentes ocorridos, três são atropelamentos de peões pelos carros, três despistes e igual número de choque entre carro e motorizadas.
De acordo com Inácio Dina, apesar das campanhas de sensibilização, os autromobilistas mantêm-se insessíveis aos apelos para observância das regras de trânsito e condução prudente. A Polícia está ainda preocupada com os condutores que atropelam cidadãos e depois fogem.
Na semana em alusão, foram apreendidas oito viaturas e 26 motorizadas por transgressão do Código de Estrada e outro tipo de violações rodoviárias. Para além de 278 multas a igual número de viaturas, outras 2.126 foram fiscalizadas.