Trinta e sete pessoas morreram e 65 contrairam escoriações, das quais 37 ligeiros e 28 em estado grave, em consequência de 50 sinistros rodoviários registados na semana de 05 a 11 de Outubro, no país.
Segundo o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, oss incidentes foram causados por atropelamentos, choque entre automóvel, choque entre carro e moto, mudança irregular de direcção e corte de prioridade.
A PRM apela à sociedade, em particular aos condutores, para que esteja consciente de que, semanalmente, há muita gente a morrer nas diferentes rodovias do território nacional devido aos acidentes de viação.
A Polícia apela ainda ao automobilistas para que não se façam ao volante em estado de embriaguez, pois esta é uma das principais atitudes que causam o derramamento de sangue nas estradas.
Com vista a inverter este problema, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 27.728 veículos, dos quais 60 foram apreendidos por diversas irregularidades, 5.705 condutores multados por violar o Código da Estrada, 188 condutores submetidos ao teste de alcoolemia e 15 detidos por condução ilegal.