A Polícia da República de Moçambique (PRM) afirma que não houve nenhum óbito em consequência de sinistros rodoviários nos locais onde esteve presente, durante o último fim-de-semana, na capital moçambicana. Todavia, registou 33 feridos, entre graves e ligeiros.
Dos acidentes de viação em alusão quatro foram causados por automobilistas que se fizeram ao volante sob o efeito do álcool, facto que esteve também relacionado com o excesso de velocidade. Aliás, entre 24 e 30 de Agosto último, 67 pessoas foram surpreendidas a conduzir com níveis de álcool inadmissíveis, dos 123 indivíduos autuados devido a este problema.
A PRM indica, também, que houve quatro choques entre veículos, dois atropelamentos e igual número de despistes e capotamento.
“Continuamos a registar, sobretudo no fim-de-semana, casos de automobilistas que conduzem embriagados e, por conseguinte, envolvem-se em sinistros rodoviários”, explicou Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da PRM a nível da cidade de Maputo.
Para minimizar a situação, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou cerca de 3.286 viaturas e apreendeu 31 por diversas irregularidades que atentavam contra o Código de Estrada, que estatui as normas básicas de condução, as quais têm sido semanalmente infringidas resultando em derramamento de sangue e luto.