Três crianças, das quais duas 14 anos de idade e uma de nove, foram atropeladas mortalmente, por volta das 12 horas desta segunda-feira (21), no distrito de Zavala, província de Inhambane, Sul de Moçambique.
Segundo o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, o sinistro deu-se concretamente na zona de Mahamba naquele distrito. A viatura que ceifou a vida das crianças pertence ao Ministério das Finanças, mas na altura era conduzida por um procurador de nome Arone, afecto àquela província.
Em consequência do mesmo acidente, outra criança de 12 anos de idade foi gravemente ferida. Encontra-se sob cuidados médicos. A Polícia aponta o excesso de velocidade como a principal causa do sinistro.
Enquanto isso, na semana de 12 a 18 de Janeiro corrente, o país registou 46 acidentes de viação, contra 48 do igual período do ano passado, dos quais 27 atropelamentos, oito choques entre carros, seis choque carro-moto e cinco despistes e capotamento. Ceifaram a vida de 29 pessoas, 23 feridos graves e 43 ligeiros.
De acordo com Pedro Cossa, foram fiscalizadas 22.612 viaturas, das quais 5.625 multadas e 118 apreendidas por diversas irregularidades. A condução sob efeito álcool levou à punição de 20 automobilistas e outros nove detidos por condução ilegal.