Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidente de viação mata 17 pessoas em Matimeni

Um aparatoso acidente de viação, envolvendo uma carrinha de transporte semi-colectivo de passageiros e um camião, tirou a vida a dezassete pessoas esta quarta-feira (22), na Estrada Nacional Nº1, na região de Matimeni, posto Administrativo de Chidenguele, província de Gaza. Outras treze pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave.

Fonte da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse à Rádio Moçambique em Xai-Xai, que o excesso de velocidade da parte do condutor do semi-colectivo de passageiros e ultrapassagem irregular, são as prováveis causas deste espectacular acidente.

Zacarias Cumbane, um dos feridos, contou à reportagem da Rádio Moçambique que o semi-colectivo de passageiros foi o autor principal do acidente, uma vez que na tentativa fazer uma ultrapassagem num troço estreito e viu-se frente-a-frente com um camião pesado e, sem espaço de escapatória, embateu violentamente.

Os feridos encontram-se internados em diversas enfermarias do Hospital Provincial de Xai-Xai a receber os necessários tratamentos médicos. O Directror Provincial de Saúde em Gaza, Isaías Ramiro, revelou que todos os médicos disponíveis foram mobilizados para atendimento das vítimas do sinistro e considerou que ainda era prematuro avaliar o estado de saúde de cada um dos feridos.

Ananias Gujamo, do Departamento de Trânsito da PRM em Gaza, considerou um acidente uma ‘autêntica catástrofe’ e pediu, uma vez mais, uma maior responsabilidade de tantos quantos circulam pelas estradas do país.

“Quase sempre assistimos que os próprios passageiros não tomam nenhuma atitude quando se deparam como algo de errado no comportamento de quem os conduz na estrada. Limitam-se a calar, a não chamar a atenção; o que eles querem é chegar ao destino, custe o que custar”, disse Gujamo, quando entrevistado pela Rádio Moçambique.

Segundo o oficial da PRM, muitos condutores de veículos de transporte de passageiros, têm o hábito de adquirir bebidas alcóolicas ao longo das estradas nacionais, consumindo-as enquanto conduzem os seus veículos, sob o olhar cúmplice impotente dos passageiros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts