Pelo menos três cidadãos perderam vida e outras oito contraíram ferimentos graves e ligeiros em consequência de um acidente de viação ocorrido na madrugada de quinta-feira (03), na Estrada Nacional número um (EN1), concretamente no distrito de Nacaroa, província de Nampula.
A par do que tem acontecido noutros casos, o excesso de velocidade e as deficiências mecânicas da viatura envolvida no sinistro do tipo despiste e capotamento são apontadas como sendo as principais causas.
Jorge Damião, familiar de uma das vítimas, contactou o @Verdade e narrou que o automobilista excedeu os limites de velocidade, tendo a parte traseira do carro desprendido e, sem seguida, houve despiste e capotamento.
O veículo cuja matrícula não apurámos seguia o trajecto Nampula/Chiúre (província de Cabo Delgado). As três vítimas encontraram a morte no local da desgraça.
Além de mortes e ferimentos, foram registados danos materiais avultados. Os feridos graves encontravam-se, até ao fecho da nossa edição, internados no Centro de Saúde de Nacaroa, onde foram igualmente conservados os cadáveres para serem entregues aos respectivos familiares.
Refira-se que na província de Nampula os acidentes de viação tendem a registar índices preocupantes de há tempos para cá e são apontados como sendo as principais causas de mortes instantâneas naquela parcela de Moçambique.
Para reverter o cenário, as autoridades locais, sobretudo ligados a segurança rodoviária, estão a promover palestras no sentido de sensibilizar as pessoas a fazerem-se a vias públicas com prudência e os automobilistas respeitem o preceituado no Código da Estrada. Entretanto, as campanhas em alusão não surtem os efeitos desejados.