Vinte e três adeptos da equipa de futebol angolana Kabuscorp morreram e 29 ficaram feridos quando o autocarro em que estavam capotou na estrada que leva à Luanda na volta duma partida fora de casa.
O acidente aconteceu, Sábado (4), na província de Kwanza, no sul do país, depois de os adeptos terem assistido à partida da equipe na primeira divisão em Libolo, a cerca de 600 quilómetros a sudeste de Luanda.
“Estou perturbado e triste. O lugar onde aconteceu o acidente é bastante perigoso e o motorista era jovem e ele estava provavelmente acima da velocidade”, disse o presidente do Kabuscorp, Bento Kangamba, segundo a agência de notícias Lusa.
Ele disse que os corpos dos mortos foram levados a Luanda, enquanto os adeptos feridos receberam tratamento num hospital na província de Kwanza Norte.
O dirigente não deu detalhes sobre a gravidade dos ferimentos. O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, disse em comunicado que está “profundamente triste” pelo acidente.
Angola tem uma das taxas mais altas de mortes no trânsito do mundo. Segundo a polícia, 3.080 pessoas morreram em 2010 por causa de acidentes nas estradas, a segunda principal causa de morte no país do sudoeste da África atrás da malária.
O Kabuscorp recebeu atenção internacional em Janeiro, quando contratou o ex-jogador da selecção brasileira Rivaldo, campeão mundial em 2002 que já conquistou o prémio de melhor jogador do mundo.