Um arqueólogo amador munido de um detector de metais descobriu numa floresta alemã preciosidades em ouro e prata que remontam à época dos romanos, o que vem alimentando especulações de que poderia ser o legendário tesouro dos nibelungos que inspirou o ciclo de óperas de Richard Wagner.
O tesouro encontrado no Estado da Renânia-Palatinado, no oeste do país, está avaliado em cerca de 1 milhão de euros e inclui tigelas de prata, broches e outras joias de vestes cerimoniais, além de pequenas estátuas que adornavam uma grande cadeira, disseram os arqueólogos.
“Considerando o período e a geografia, o achado encaixa-se na lenda dos nibelungos”, disse o arqueólogo-chefe do Estado, Axel von Berg, segundo a mídia alemã. “Mas nós não podemos dizer se de facto pertence ao tesouro dos nibelungos”, afirmou, acrescentando que o proprietário era alguém que “vivia bem” e pode ter sido um príncipe.
As peças, encontradas perto de Ruelzhem, na parte sul do Estado, estão agora no departamento cultural da Renânia-Palatinado, em Mains, mas as autoridades suspeitam que podem não estar com todo o tesouro. Os promotores abriram um inquérito contra o homem que encontrou as peças porque suspeitam que ele possa ter vendido parte do achado, possivelmente para um comprador no exterior, disse o departamento.