Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acesso à água melhora saúde das comunidades

Os distritos de Nacaroa e Muecate estão a registar progressos assinaláveis nos últimos tempos no concernente ao combate às doenças diarreicas, incluindo a cólera, como resultado do consumo de águas impróprias.

O esforço que os governos locais estão a desenvolver em parceria com a Visão Mundial que desembolsou cerca de oito milhões de meticais para a abertura de 20 furos e reabilitação de outros 21 iniciada há cerca de um mês, contribuiu sobremaneira para a elevação dos níveis de acesso à água e redução de doenças diarréicas, uma das razões de morte entre a população, sobretudo crianças e mulheres grávidas.

Dados em poder da nossa reportagem indicam que no distrito de Nacarôa a escassez de água potável faz-se sentir com particular incidência no posto administrativo de Inteta, onde, neste momento, as populações percorrem mais de 20 quilómetros para conseguir um tambor de cerca de 18 litros do precioso líquido retirado de poços a céu aberto ou nas margens ou leitos dos rios através de um processo bastante penoso, que exige perfurações com auxílio de enxada e picareta.

Até este momento foram abertos em Inteta quatro dos catorze furos mecânicos previstos para aquela região.

O processo está a decorrer num ritmo satisfatório e espera-se que esteja concluído no próximo mês, aliviando, consequentemente, o sofrimento dos cerca de 37 mil habitantes locais, de acordo com David Cebola, responsável local do programa de Água e Saneamento, que realçou que os estudos geofísicos feitos pela empresa responsável pela abertura das fontes indicam abundância de Água na região.

Os níveis de cobertura de abastecimento de água em Nacarôa situam-se em 51 por cento da sua população estimada em cerca de 123 mil habitantes.

Apesar da redução que se registar no contexto da incidência de doenças diarreicas incluindo a cólera entre a população mais vulnerável as autoridades sanitárias locais dizem que não vão baixar os braços, apostando na educação das comunidades para melhorar o processo de tratamento de água através de produtos químicos ou fervura, consoante a disponibilidade do combustível lenhoso.

Um dos impactos significativos deste programa de abertura de fontes de água em Nacaroa e Muecate é o alívio do sofrimento a que as crianças e a rapariga, em particular, estão sujeitas. Porquanto despendem muito tempo na procura do líquido precioso restando-lhes pouco para se dedicarem aos estudos, o que se reflecte no seu baixo aproveitamento pedagógico e, por vezes, desistências.

O representante provincial da Visão Mundial em Nampula, Jaime Bitone, destacou que o aumento da disponibilidade de água nas comunidades dos distritos referenciados serve de termómetro do nível de desenvolvimento sócio-económico local, que, portanto, deve ser vista com muita atenção.

Nota de destaque registada em Muecate e Nacaroa relaciona-se com o interesse manifestado pelas comunidades locais em contribuir no processo de abertura de furos de água, cumprindo a parte que lhe cabe ou seja a alocação de 2.500 meticais para a construção dos contornos da fonte, além dos montantes para a aquisição de peças sobressalentes para sua substituição em caso da avaria da bomba.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts