Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abertura da fronteira com Colômbia atrai venezuelanos em busca de remédios e comida

Milhares de venezuelanos deslocaram-se até a fronteira do país com a Colômbia para comprar alimentos e remédios na nação vizinha, aproveitando mais uma abertura temporária da fronteira neste fim de semana.

A decisão do governo venezuelano de suspender a proibição de entrada e saída na fronteira com a Colômbia, mantida desde o ano passado, animou muita gente que vive a centenas de quilómetros da fronteira a viajar para entrar em território colombiano e abastecerem-se com itens de necessidade básica, difíceis de serem obtidos na Venezuela há meses.

O governador de Táchira, José Vielma, surpreendeu ao permitir a abertura da fronteira no sábado e no domingo durante o dia, depois de fazer o mesmo por apenas 12 horas na semana passada.

“Chegamos às duas da manhã e dormimos aqui mesmo na rua”, disse Erna Millán, de 59 anos, antes de chegar à Colômbia após uma viagem de 12 horas que fez com amigos num carro particular, partindo da cidade litorânea de Puerto Cabello.

“Vim comprar remédios porque não consigo em meu país e também vou comprar o kit de cesárea para minha filha que está prestes a dar à luz”, acrescentou.

Como ela, uma multidão percorreu a ponte que liga a cidade fronteiriça de San Antonio del Táchira à Colômbia desde as primeiras horas deste domingo, quando as autoridades dos dois países começaram a realizar a fiscalização de fronteira novamente.

A queda nos preços do petróleo, principal fonte de renda do governo venezuelano, complicou os programas públicos de importação e a venda a preços subsidiados de itens de necessidade básica, obrigando-o a cortar severamente a venda de dólares ao sector privado, que reduziu ao mínimo a sua actividade.

No sábado, 44 mil venezuelanos cruzaram a fronteira com a Colômbia, informou o director de migração da Venezuela Christian Krüger. “Para hoje, estamos a espera que supere os 75 mil registos”, acrescentou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts