Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abedi Pelé torce pelos “Mambas”

A estrela do futebol africano, o ganês Abedi Pelé, afirmou que vai torcer pela selecção moçambicana, os “Mambas”, no decisivo encontro de sábado, em Maputo, frente a Tunísia, pontuável para o Grupo “B” de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) e Mundial de 2010 em Angola e África do Sul.

Abedi Pelé, embaixador da Taça do CAN, disse quarta-feira, em Maputo, momentos após a sua chegada no Aeroporto Internacional de Mavalane, esperar que os “Mambas” consigam um óptimo resultado frente as “Águas de Cartago”, tanto para a sua qualificação à maior prova de África quanto para a sua afirmação no panorama futebolístico continental.

“Queremos uma realidade diferente no panorama futebolístico africano, com as pequenas selecções a se afirmarem cada vez mais no contexto da modalidade”, disse Pelé, acrescentando que torce para que os “Mambas” consigam “carimbar o passaporte” para Angola. Na tarde de quarta-feira, Abedi Pelé foi recebido pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), David Simango, a quem mostrou, pela primeira vez, o troféu do CAN, em digressão pelo continente no âmbito da iniciativa denominada “Trophy Tour”.

O troféu, com cerca de seis quilogramas, é uma mistura de metais preciosos, incluindo o ouro, e durante a digressão já escalou países como o Gana, Zâmbia, Botswana, Namíbia, Uganda, estando agora no país, de onde seguirá para a África do Sul e, finalmente, Angola, país anfitrião do CAN 2010, em Janeiro.

O objectivo da digressão, segundo Pelé, é colocar o belo troféu mais próximo dos amantes do futebol por serem aqueles que mais fervilham com as conquistas das suas selecções nas competições, e no jogo de sábado frente a Tunísia serão, uma vez mais, os adeptos que vão exaltar a qualificação de Moçambique. A taça escalou países que, embora não estejam nesta fase de apuramento, poderão se sentir parte do CAN porque são também africanos e os amantes da modalidade.

A consagrada estrela de futebol africano apontou, a título de exemplo, que quando as “Estrelas Negras” se qualificaram, pela primeira vez, para o Mundial 2006 na Alemanha, o parlamento não discutia mais nada senão a histórica epopeia da selecção ganesa rumo ao campeonato mundial. No programa de actividades para os três dias em solo moçambicano, Abedi Pelé vai jantar na quarta-feira com os “Mambas” e, entre as várias agendas, deslocar-se a cidade portuária da Beira, província central de Sofala.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts