O abastecimento normal de água à cidade de Quelimane, província da Zambézia, será retomado até quarta-feira, dia 22 de Março, na sequência de uma avaria registada, sábado, 18 de Março, na linha de transporte de água do Campo de Furos de Nicodala para o Centro de Distribuição de Quelimane.
O director da Área Operacional de Quelimane, da Águas da Região do Centro, SA (AdRC), Gilberto dos Santos, explicou que, em consequência da avaria, ocasionada pelas fortes e intensas precipitações provocadas pelo Ciclone “Freddy”, o abastecimento de água à cidade de Quelimane ficou condicionado, devendo observar restrições um pouco por todos os bairros.
“As elevadas precipitações arrastaram a tubagem sobre o rio Nevide, em Nicoadala, no mesmo local onde se registou uma avaria em Setembro do ano passado e que paralisou completamente o sistema de abastecimento de água. Neste momento, a equipa técnica está no terreno a envidar todos os esforços possíveis, mobilizando meios técnicos e humanos para minimizar a falta de água com alternativa à fonte de Licuar. A equipa deverá nas próximas horas isolar o Campo de Furos de Nicoadala para passar a operar com o Campo de Furos de Licuar”, concluiu.
Importa realçar que o sistema está completamente sem energia eléctrica da rede pública, desde a passagem do Ciclone “Freddy” e está a operar com recurso a grupos de geradores de emergência nos dois campos de captação.