Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Abastecimento de àgua em vias de ser privado

O governo da província de Nampula pretende a curto prazo, entregar a um gestor privado o pequeno sistema de abastecimento de água da vila sede do distrito de Malema, que se encontra a funcionar abaixo da sua capacidade instalada, devido essencialmente à obsolescência do seu equipamento. Com efeito, encontra-se já em processo de preparação a licitação para a contratação do gestor.

A intenção visa imprimir maior dinâmica ao funcionamento daquele que é considerado um dos pequenos sistemas de abastecimento de água mais antigos na província de Nampula, e que, neste momento, precisa de obras de reabilitação profunda, sobretudo da sua tubagem.

Com gestão privada pensamos que o sistema de Malema beneficiará, igualmente, de melhor manutenção. E acreditamos também que o gestor vai adoptar uma estratégia que garantirá a sua sustentabilidade a longo prazo, em benefício, consequentemente, das populações residentes na vila sede do distrito, disse a fonte do executivo nampulense.

E porque a falta de conservação e manutenção das fontes abertas ou reabilitadas através dos fundos do governo e de algumas instituições não governamentais tem causado prejuízos a essas infra-estruturas, o executivo decidiu envolver nesse trabalho as comunidades beneficiárias. Pese embora tal envolvimento não esteja a surtir os efeitos desejados devido, em parte, às contradições que têm existido entre as comunidades e seus líderes na cobrança de valores destinados a custear os trabalhos de manutenção.

Contudo, a percepção do executivo nampulense é que a melhoria dos níveis de cobertura de abastecimento de água, só será possível através da construção e reabilitação de furos, poços e pequenos sistemas existentes nas vilas sedes distritais ou postos administrativos.

Para o efeito, o Plano Económico e Social para o presente ano fixou, como metas, a construção de 325 furos mecânicos e abertura de 15 poços, além da reabilitação de outros 45. Os pequenos sistemas de abastecimento de água das vilas-sedes dos distrito de Moma e Muecate figuram entre os primeiros a serem reabilitados. Com estas intervenções, acredita-se que, até no fim deste ano, 192.500 pessoas beneficiarão de água potável, numa cobertura na ordem de 44.5 por cento.

Na província de Nampula, de Janeiro a esta parte, foram construídas 177 novas fontes e reabilitadas outras 5, o que representa um crescimento na ordem de 7 por cento. No que se refere às bombas manuais, foram já montadas 135, e, presentemente, está em curso a montagem de outras 47.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!