A empresa Água das Região de Maputo (AdeM) passa a fornecer água potável 24 horas por dia, desde sexta-feira, 27 de Março, a cerca de 13 mil clientes, nas cidades de Maputo, Matola e a vila municipal de Boane, na província de Maputo.
Trata-se da materialização do “Projecto de Abastecimento de Água 24 Horas”, enquadrado no Programa Acelerado Integrado de Redução de Perdas (PAIRP), que prevê o fornecimento de água a um total de 30 mil clientes, até ao final do presente ano.
João Francisco, director da Área Operacional da Matola, disse que com o projecto pretende-se que gradualmente se forneça água a cerca de 30 mil clientes, localizados nos bairros de Djonasse, Djuba, Matola-Rio, Beleluane, Trevo, Machava-Sede, Acordos de Lusaka, Tchumene bem como a área operacional de Laulane e a Vila Olímpica, Central C, Alto Maé e Costa do Sol.
“Está previsto para este ano cobrir mais 17 mil clientes na nossa carteira e esperamos que até ao fim do ano tenhamos 30 mil clientes a receber água 24 horas por dia. A nossa expectativa até 2023 é de que cerca de 200 mil clientes já tenham água de forma contínua, o que representa aproximadamente 50 por cento daquilo que é da nossa carteira de clientes”, explicou João Francisco.
Por sua vez, Isabel Zandamela, residente no bairro Djuba, referiu que receber água 24 horas por dia, já é uma realidade. “Esta iniciativa vai ajudar as pessoas que não têm condições para comprar água mineral, pois já temos água potável para o consumo.
No âmbito das acções de prevenção do novo Coronavírus nós precisamos de água para lavar as mãos constantemente”, disse Isabel Zandamela. Félix António, igualmente beneficiário, disse estar satisfeito pelo facto de a AdeM passar a fornecer água 24 horas por dia aos residentes do bairro pois isto vai melhorar a qualidade de vida de cada utente.
“Estou satisfeito por estarem a fornecer água sem interrupções. Antes não tínhamos este benefício. Agora já é uma realidade e 24 sobre 24 a água sai limpa. É motivo de alegria”, manifestou-se Félix António.
Importa referir que o PAIRP tem como objectivo diminuir o índice actual de perdas em diferentes sectores de 50 por cento para 19 por cento até 2023.