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À Aguas da Região de Maputo: Provedor de Justiça sugere plataforma de diálogo com os consumidores

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O Provedor de Justiça, Isaque Chande, sugere a criação de uma plataforma de diálogo com o público utente dos serviços prestados pela empresa Águas da Região Metropolitana de Maputo (AdRMM), com vista a esclarecer com facilidade questões relacionadas com o processo de produção, distribuição e facturação da água potável, na região do Grande Maputo.

A sugestão foi feita, durante a visita de trabalho, que efectuou, sexta-feira, 18 de Agosto, à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Sábié, na província de Maputo, que tinha por objectivo inteirar-se do funcionamento daquela unidade de produção de água potável. Na ocasião, Isaque Chande reconheceu que o esforço que a empresa realiza para o provimento do serviço de abastecimento de água visa contribuir para a melhoria do índice de desenvolvimento humano no nosso País.

“Recomendo que a empresa encontre uma forma para estar mais próxima dos seus clientes e que discuta também com as entidades competentes como tornar o serviço sustentável. Por aquilo que nós vimos no terreno, o processo envolve somas avultadas, razão pela qual as tarifas têm que ser justas e razoáveis”, disse Isaque Chande.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da AdRMM, Castigo Álvaro Cossa, explicou que a empresa tem actualmente o compromisso de fazer com que a água seja a fonte de desenvolvimento de Moçambique, e que se pretende ainda atingir, até 2024, a cobertura universal do serviço de abastecimento de água potável.

“Partilhamos com o Provedor de Justiça os desafios que temos com os clientes em termos de reclamações, facturação e a qualidade da água. Demonstramos a nossa estratégia e que tipo de iniciativas temos em vista para que o consumidor não tenha de gastar muito tempo para ir aos balcões de atendimento, porque através de soluções tecnológicas, o cliente já tem a possibilidade de interagir, perguntar, fornecer e encontrar respostas por meio de plataformas digitais, utilizando a inteligência artificial. Temos que informar mais e estar mais próximo do cliente”, concluiu o PCA.

Importa referir que a empresa AdRMM vai, até 2024, instalar pouco mais de trezentos mil contadores pré-pagos a clientes da região do Grande Maputo para que possam fazer a autogestão do consumo do precioso líquido.

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