Voltaram a aumentar os casos activos da covid-19 em Moçambique com novos surtos que eclodiram nesta quinta-feira(23) pelas províncias de Gaza e Nampula. A pandemia respiratória causou a morte de mais um moçambicano.
Subiram para 2.304 os casos activos da pandemia com a identificação de 90 novos indivíduos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 87 moçambicanos, que elevaram para 150.370 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Província de Gaza com três novos infectados no Município de Mandlakazi, quatro no Distrito de Mabalane e 21 na Cidade de Xai-Xai.
Pela Província de Nampula foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Mogovolas, dois no Município de Malema, dois no Distrito de Rapale, dois no Município de Nacala-Porto, dois no Distrito de Murrupula, dois no Distrito de Nacala-à-Velha e nove na Cidade de Nampula.
Outros novos infectados foram detectados: oito na Cidade de Maputo, sete na Cidade de Pemba, cinco no Município da Maganja da Costa, dois no Distrito de Muembe, dois no Município de Boane, dois no Distrito da Moamba, um no Distrito de Metuge, um no Distrito de Mecanhelas, um no Município de Vilankulo, um no Distrito de Manica, um no Distrito de Lugela, um na Cidade de Tete, um no Distrito de Maríngue, um no Distrito de Mecúfi, um no Distrito de Mabote, um na Cidade de Chimoio, um no Município de Moatize, um na Cidade de Quelimane, um no Município da Massinga, um no Distrito de Maua, um no Município de Chiúre e um no Município da Manhiça.
Entretanto o Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.907 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia com a notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Província de Manica.
“Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, nacionalidade moçambicana e de 51 anos de idade, cujo óbito foi declarado hoje, 23/09/2021” indica o Boletim Epidemiológico do MISAU que refere terem reduzido para 43 os doentes internados nos covidários no seguimento de oito novos internamentos e oito altas hospitalares.