A pandemia causada pelo novo coronavírus fez mais cinco vítimas mortais em Moçambique, uma delas um cidadãos estrangeiro. Entretanto o @Verdade apurou que nesta sábado(04) novos surtos da covid-19 eclodiram pelas províncias de Nampula, Zambézia, Cabo Delgado e Gaza.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.877 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia no país no seguimento da notificação de mais cinco óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, quatro de nacionalidade moçambicana e um de nacionalidade tailandesa.
O @Verdade descortinou que os óbitos ocorreram nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Zambézia, Maputo e na Cidade de Maputo e que a vítima do sexo feminino tem 83 anos de idade e que as do sexo masculino tem 42, 46, 59 e 60 anos de idade.
“Todos os cinco óbitos foram declarados no dia 3/09/2021”, reporta o Boletim Epidemiológico do MISAU que refere terem reduzido para 110 os doentes internados nos covidários na sequência de nove novos internamentos e de 16 altas hospitalares.
O cumulativo de casos positivos, registados desde Março de 2020, subiu para 147.785 com a identificação de mais 354 indivíduos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 345 são moçambicanos.
Na Província de Nampula os casos activos aumentaram para 1.704 com um novo infectado no Distrito de Rapale, um no Distrito de Mogovolas, um no Distrito de Nacala-à-Velha, dois no Distrito de Murrupula, dois no Distrito de Eráti, dois no Distrito de Ribáue, quatro no Município de Angoche, quatro no Município de Nacala-porto, seis no Distrito de Liupo, seis no Distrito de Memba, sete no Distrito de Mecuburi, onze no Distrito de Monapo, 16 no Distrito de Lalaua e 46 na Cidade de Nampula.
Pela Província da Zambézia eclodiram surtos com um novo infectado no Município da Maganja da Costa, quatro no Distrito de Lugela, quatro no Distrito de Inhassunge, cinco no Município de Mocuba e 35 na Cidade de Quelimane.
Na Província de Cabo Delgado foram detectados um novo infectado no Distrito de Mueda, um no Município de Montepuez, quatro no Distrito de Mecúfi, sete no Distrito de Metuge, oito no Distrito de Nangade, oito no Distrito de Chiúre e 15 na Cidade de Pemba.
Pela Província de Gaza eclodiram surtos com um novo infectado no Distrito de Massangena, três no Distrito de Guijá, quatro no Distrito de Limpopo, cinco no Distrito de Chongoene, cinco no Município de Mandlakazi, sete no Município de Chibuto e 23 na Cidade de Xai-Xai.
Outros surtos eclodiram com 26 novos infectados na Cidade de Maputo, 14 no Distrito da Moamba, dez no Município de Vilankulo, dez na Cidade de Lichinga, nove no Distrito de INhassoro, seis na Cidade da Matola, quatro na Cidade de Inhambane, três no Distrito de Govuro, três no Município da Manhiça, dois no Distrito de Mecanhelas, dois no Distrito de Zavala, dois no Distrito de Tambara, dois no Distrito de Lago, dois no Município da Massinga, um no Município de Cuamba, um no Distrito de Marracuene, um no Município da Maxixe, um na Cidade da Beira, um na Cidade de Chimio, um no Distrito de Inharrime, um no Município de Boane, um no Distrito de Chimbonila e um no Distrito de Manica.