A 3ª vaga da covid-19 continua em ascensão pela Província de Nampula onde eclodiram vários surtos. Ainda nesta terça-feira(31) voltaram a aumentar os doentes nos covidários e as vítimas mortais da pandemia em Moçambique, uma delas é uma criança.
Após reduzirem durante 27 dias subiram para 131 os doentes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares na sequência de 28 novos internamentos e de 14 altas hospitalares.
Também aumentaram as vítimas mortais da pandemia, o cumulativo no país ascendeu a 1.864 óbitos, no seguimento da notificação de mais onze óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, todos de nacionalidade moçambicana.
O @Verdade descortinou que três óbitos ocorreram na Cidade de Maputo, dois na Província de Inhambane, dois na Província do Niassa, um na Província de Cabo Delgado, um na Província de Manica, um na Província de Gaza e um na Província de Maputo.
“Destes, um óbito foi declarado no dia 29/08/2021, nove no dia 30/08/2021 e um no dia 31/08/2021”, reporta o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
Entretanto, nas últimas 24 horas, mais 263 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 257 moçambicanos, elevando para 146.316 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que na Província de Nampula os casos activos são 1.418 com um novo infectado no Distrito de Mossuril, um no Distrito de Meconta, dois no Distrito de Rapale, dois no Distrito de Lalaua, três no Distrito de Murrupula, três no Distrito de Moma, quatro no Distrito de Ribáue, cinco no Município de Nacala-Porto, onze no Distrito de Eráti, 17 no Distrito de Malema e 38 na Cidade de Nampula.
Pela Província de Cabo Delgado foram diagnosticados dois novos infectados no Distrito de Namuno, três no Distrito de Metuge e 28 na Cidade de Pemba.
Outros surtos eclodiram com 35 novos infectados na Cidade de Maputo, 15 na Cidade da Matola, dez no no Distrito de Chongoene, nove na Cidade de Inhambane, sete na Cidade da Beira, sete no Distrito de Inharrime, quatro no Município de Chibuto, quatro na Cidade de Tete, quatro no Distrito de Muembe, três no Município de Mandlakazi, três no Distrito de Marrupa, três na Cidade de Chimoio, três no Município de Chókwè, três no Distrito de Nipepe, dois no Município da Maganja da Costa, dois no Distrito de Caia, dois na Cidade de Xai_Xai, dois no Distrito de Chinde, um no Município da Massinga, um no Município da Maxixe, um no Distrito de Namacurra e um no Distrito de Matutuíne.