A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, através dos seus canais de vendas electrónicos, registou um crescimento ao longo dos primeiros seis meses do ano em curso. Com o surgimento de novas variantes da COVID-19, os passageiros privilegiaram as compras online.
Com efeito, os dados demonstram um incremento nas vendas online de 19% no primeiro semestre de 2021, comparativamente a 2020. Ainda, nesta plataforma, o serviço de “check-in online”, registou uma subida de 73%, com 54.751 passageiros que aderiram a este serviço, no primeiro semestre de 2021 contra 31.699 passageiros, de 2020.
Entretanto, no decurso do mês de Julho último, a LAM registou um índice de pontualidade operacional de 88%, num universo de 698 partidas, significando um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao mês de Junho, onde a pontualidade registada foi de 78% para um total de 656 partidas.
De entre as escalas analisadas no período, destacaram-se as de Chimoio, Inhambane e Vilankulo, todas com 100% e Joanesburgo com 97% de pontualidade.
Sobre os passageiros, há a assinalar que a companhia de bandeira transportou em Julho de 2021 um total de 32.284 passageiros, contra os 37.952 passageiros transportados no anterior mês de Junho, representando deste modo um decréscimo de 15%.
Em igual período de 2020 (Julho), a LAM transportou 14.721 passageiros. Na vertente de receita, registou, no mês de Julho, um decréscimo de 18%, em comparação com o mês de Junho de 2021.
Porém, ao compararmos com igual período de 2020, houve um crescimento de 108%. As cinco rotas com maior tráfego de passageiros foram Maputo-Nampula-Maputo, com 6.722; Maputo-Beira-Maputo, com 6.037; Maputo-Tete-Maputo, com 3.675; Maputo-Pemba-Maputo com 3.948 e Maputo-Quelimane-Maputo, com 3.034.