A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) de Portugal vai oferecer símbolos emblemáticos, nomeadamente moedas antigas, a Moçambique, contribuindo para o enriquecimento do acervo disponível no país.
As moedas antigas, contendo símbolos ligados a Moçambique deverão chegar ao país em 2010, segundo indicou, quarta-feira, em Maputo, o presidente da INCM, Estêvão Moura. Falando no seminário de dois dias sobre documentos oficiais seguros, organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e a INCM, Moura assegurou que a sua instituição está a fazer a “selecção adequada” de moedas contendo símbolos ligados a Moçambique, guardadas nos cofres portugueses.
“O acervo vai ser encaminhado às universidades moçambicanas”, até porque “estamos muito interessados que as obras sejam disponibilizadas ao país”, disse Estêvão Moura. O seminário que ontem começou em Maputo visa a partilha de experiência e boas práticas entre os responsáveis pelo processo de emissão de documentos oficiais seguros nos dois países. Durante dois dias, peritos portugueses e moçambicanos de diversas áreas vão procurar identificar diferentes tipos de elementos de segurança que se poderão incorporar nos documentos gráficos de segurança e de identificação.