Participantes da décima sexta edição do programa de imersão empresarial virtual #Ideate Bootcamp, promovido pela Incubadora de negócios do Standard Bank, em parceria com a IdeaLab, defenderam, na sexta-feira, 2 de Julho, a necessidade de os aspirantes a empreendedores adoptar a cultura de investir sem esperar resultados imediatos, pois a entrada num mercado não é um processo fácil ou linear, e obedece a etapas que não devem ser ignoradas.
Foi justamente para mudar esta e outras mentalidades, até certo ponto prejudiciais à jornada dos empreendedores, que aos participantes foram transmitidas, durante cinco dias, ferramentas e metodologias que vão ajudar os jovens a transformar as suas ideias em acções concretas, com potencial para crescer e ter um impacto positivo nas suas comunidades.
Os jovens tiveram, igualmente, a oportunidade de apresentar e aperfeiçoar as suas ideias de negócios, após observações dos formadores, o que vai, certamente, contribuir para a sua concretização. Nesse sentido, Isaías Puruque, da província de Cabo Delgado, considerou que as ferramentas e metodologias transmitidas vão fazer muita diferença no dia-a-dia dos participantes, que estão ávidos em transformar as suas ideias em negócios e, posteriormente, estabelecerem-se no mercado.
“O programa foi construtivo. Saímos com conhecimentos que nos vão ser úteis quando estivermos a implementar as nossas ideias. Desejo sucesso a todos, e, acima de tudo, muita cautela. No mundo dos negócios precisamos de ter muita paciência e persistência”, sublinhou Isaías Puruque.
Por seu turno, Kelly Armando, da cidade de Maputo, considerou que, mais do que a partilha de ideias e a interacção entre os participantes, o #Ideate Bootcamp permitiu-lhe olhar para outras possibilidades de negócio, e não se limitar à sua área de interesse.
“Eu estava num grupo em que se falava da agricultura, e isso despertou em mim a curiosidade de estar ou investir na área. Por isso, sou de opinião que cada um de nós tem algo a ensinar e a aprender. Foi bom saber que podemos complementar o negócio um do outro. Agora sei quais são os meus pontos positivos, onde tenho que melhorar, e estou ciente dos possíveis constrangimentos que poderei enfrentar ao longo da jornada”, frisou Kelly Armando.
Na ocasião, a representante do Standard Bank, Érica Noormahomed, desafiou os participantes a materializar as suas ideias, sobre as quais tiveram a oportunidade de conversar com os seus pares e formadores durante o #Ideate Bootcamp.
“Esperamos vê-los nos eventos ligados ao empreendedorismo que o banco tem organizado. Mas a maior prova do vosso sucesso será vê-los ou recebê-los, no futuro, como empreendedores de sucesso”, disse Érica Noormahomed.
Importa realçar que esta edição contou com a participação de 52 jovens das províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo e Cidade de Maputo, aos quais foram transmitidas ferramentas que lhes permitam estruturar e validar as suas ideias de negócio de forma a garantir a sua sustentabilidade e escalabilidade.