Moçambique ultrapassou os 75 mil infectados pela covid-19 este domingo(27) com a eclosão de novos surtos na Cidade de Maputo e nas províncias de Tete, Maputo, Inhambane, Sofala e Manica. Uma jovem foi a vítimas mais recente da pandemia em Moçambique.
Nas últimas 24 horas o país chegou ao cumulativo de 75.138 casos positivos com a identificação de 434 novos infectados pelo SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 423 moçambicanos.
O @Verdade apurou na Cidade de Maputo foram identificados três novos infectado no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, 19 no Distrito Municipal de Kamubukwana, 34 no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, 34 no Distrito Municipal de Kamavota e de 79 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Pela foram diagnosticados cinco novos infectados no Distrito de Macanga, seis no Distrito de Mutarara, oito no Distrito de Cabora-Bassa, 18 no Distrito de Moatize e 55 na Cidade de Tete.
Na Província de Maputo foram detectados dois novos infectados Município da Namaacha, quatro no Município de Boane, nove no Distrito de Marracuene e 59 na Cidade da Matola.
Pela Província de Inhambane eclodiram surtos com um novo infectado na Cidade de Inhambane, dois no Distrito de Morrumbene, dois no Município da Massinga, dois no Distrito de Homoíne, cinco no Distrito de Funhaloro, cinco no Distrito de Inhassoro e 18 no Município da Maxixe.
Outros surtos foram identificados com um novo infectado no Município do Chókwè, dois no Distrito do Bilene, dois na Cidade de Quelimane, três no Município de Mocuba, seis na Cidade do Xai-Xai, 24 na Cidade do Chimoio e 24 na Cidade da Beira.
Entretanto o Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 868 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia em Moçambique após a notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo.
“Trata-se de um paciente do sexo feminino, de nacionalidade moçambicana e de 43 anos de idade, cujo óbito foi declarado nos dia 26/06/2021” refere o Boletim Epidemiológico do MISAU que revela terem aumentado para 143 os pacientes nos covidários no seguimento do registo, nas últimas 24 horas, de 21 novos internamentos e de quatro altas hospitalares.