A pandemia respiratória causou a morte de mais dois idosos em Moçambique. Neste sábado(26) centenas de infectados foram identificados na Cidade e Província de Maputo e ainda novos surtos eclodiram pelas províncias de Inhambane, Sofala, Tete e Cabo Delgado.
O Ministério da Saúde actualizou para 867 o cumulativo de vítimas mortais da pandemias em Moçambique após a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e na Província do Niassa. “Um era do sexo masculino e um do sexo feminino, ambos de nacionalidade moçambicana e de 63 e 66 anos de idade, respectivamente. Os óbitos foram declarados nos dias 25/06/2021 e 26/06/2021”.
Nos covidários aumentou para 127 o número de pacientes nas últimas 24 horas com o registo de 22 novos internamentos e de nove altas hospitalares.
O Boletim Epidemiológico indica que nas últimas 24 horas mais 518 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 507 moçambicanos que elevaram para 74.704 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou na Cidade de Maputo foram identificados dois novos infectado no Distrito Municipal de Kamubukwana, três no Distrito Municipal de Katembe, 14 no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, 36 no Distrito Municipal de Kamavota, 33 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e de 139 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Pela Província de Maputo foram detectados um novo infectado Município da Namaacha, nove no Distrito da Moamba, 19 no Distrito de Marracuene, 21 no Município de Boane e 80 na Cidade da Matola.
Na Tete onde foram diagnosticados um novo infectados no Distrito de Changara, cinco no Distrito de Marara, 18 no Distrito de Moatize e 39 na Cidade de Tete.
Pela Província de Inhambane eclodiram surtos com dois novos infectados no Distrito de Zavala, dois no Distrito de Jangamo, cinco no Município da Massinga, sete na Cidade de Inhambane, dez no Distrito de Mabote, dez no Distrito de Inhassoro e 16 no Distrito de Inharrime.
Outros surtos foram detectados com um novo infectado no Distrito de Maua, um no Distrito de Mecula, um no Município de Milange, um no Distrito de Caia, um no Distrito de Chongoene, um no Distrito de Changara, dois na Cidade de Pemba, dois no Município de Montepuez, dois no Distrito de Majune, quatro na Cidade de Lichinga, quatro no Distrito de Nipepe, quatro no Distrito de Pebane, nove na Cidade de Xai-Xai e dez na Cidade da Beira.