As autoridades sanitárias registaram nesta quarta-feira (16) a explosão de infecções pela covid-19 na Província de Tete, com focos nas empresas de mineração de carvão, e identificaram novos surtos na Cidade de Maputo e nas províncias de Cabo Delgado, Sofala e Inhambane. Mais dois moçambicanos perdera a vida devido a pandemia respiratória.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MISAU) indica que nas últimas 24 horas mais 113 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais sendo 111 moçambicanos e um estrangeiro, que elevaram para 71.764 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Província de Tete com dois novos infectados no Distrito de Cahora-Bassa, 15 no Distrito de Changara e 49 na Cidade de Tete.
Na Cidade de Maputo foram detectados um novo infectado no Distrito Municipal de Kamubukwana, dois no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, cinco no Distrito Municipal de Kamavota, nove no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e 13 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Novos surtos eclodiram pela Província de Cabo Delgado com um novo infectado no Distrito de Balama e nove na Cidade de Pemba.
Outros surtos foram diagnosticados com três novos infectados na Cidade da Matola, um na Cidade do Xai-Xai, um no Município da Maxixe, um no Município de Vilankulo e um na Cidade da Beira.
Entretanto o MISAU reviu para 844 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia que surgiu em 2019 na China após a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus um na Cidade de Maputo e outro na Província de Tete. “Ambos do sexo masculino e de nacionalidade moçambicana, de 42 e 58 anos de idade. Os dois óbitos foram declarados no dia 15/06/2021”.
Nos covidários são 32 os pacientes actualmente internados no seguimento do registo, nas últimas 24 horas, de oito novos internamento e de quatro altas hospitalares.