Na sequência do anúncio, por parte da Vodacom Moçambique, da interrupção da interligação com a Moçambique Telecom (Tmcel), o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) manteve, terça-feira, 15 de Junho, um encontro com as duas operadoras, que chegaram a um acordo que suspende a aplicação da medida.
Durante o encontro, que decorreu na sede do INCM, na cidade de Maputo, a Moçambique Telecom reconheceu e assumiu a dívida que tem para com a Vodacom Moçambique, e comprometeu-se a honrá-la.
“Há um trabalho que vai ser feito para que a Tmcel continue a honrar os seus compromissos comerciais, como sempre o fez. Acreditamos que o entendimento de hoje vai ser definitivo. Os passos subsequentes vão trazer uma solução, também, definitiva para que situações do género não voltem a acontecer”, disse Tuaha Mote, director-geral do INCM.
Segundo Tuaha Mote, a intervenção do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique foi no sentido de, por um lado, evitar más interpretações por parte do mercado e dos cidadãos, e, por outro, salvaguardar os interesses dos consumidores de ambas as operadoras.
“O resultado da reunião foi muito bom. Nós, como regulador, agência especializada do Governo para a regulação do mercado das comunicações, aparecemos apenas como intermediários e mediadores desse diálogo porque este assunto é de natureza comercial, e é nesse âmbito que estava a ser resolvido”, sublinhou.
Entretanto, e para evitar equívocos, Tuaha Mote explicou que a reunião não tinha como objectivo negociar um possível perdão da dívida, mas sim o de encontrar um mecanismo que permita a manutenção da relação saudável que as duas operadoras sempre tiveram, uma vez que operam no mesmo mercado, num ambiente de concorrência.