Mais dois moçambicanos não resistiram e perderam a vida devido a pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo. Nesta terça-feira (20), testando em apenas quatro das onze províncias foram registados dezenas de novos surtos da covid-19 em Tete, Sofala, Zambézia e Nampula.
Em mais um dia de testagem abaixo da capacidade existente nos laboratórios públicos as autoridades sanitárias identificaram 81 novos infectados pelo SARS-COV-2 – entre eles 79 moçambicanos e um estrangeiro – , todos em resultado de transmissões locais que elevaram para 69.309 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Província de Tete com sete novos infectados no Distrito de Cahora-Bassa, sete na Cidade de Tete, quatro no Distrito de Marara e dois no Distrito de Mágoe.
Na Província de Sofala eclodiram surtos com 14 novos infectados na Cidade da Beira, dois no Distrito de Nhamatanda e outros dos no Município de Gorongosa.
Novos surtos foram detectados pela Província da Zambézia com dez novos infectados na Cidade de Quelimane, dois no Distrito de Namacurra, dois no Município de Mocuba, um no Distrito de Nicoadala, um no Distrito de Pebane e outro no Distrito de Chinde.
Pela Província de Nampula novos surtos eclodiram com sete infectados na Cidade de Nampula, cinco no Município de Nacala-Porto, dois no Distrito de Nacala-à-Velha, um no Distrito de Mogovolas, um no Distrito de Meconta e outro na Ilha de Moçambique.
Entretanto o Ministério da Saúde reviu para 802 o total de vítimas mortais de pandemia em Moçambique após a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo: “um do sexo feminino e um do sexo masculino, ambos de nacionalidade moçambicana e de 39 e 46 anos de idade, respectivamente. Os óbitos foram declarados no dia 20/04/2021”.
Nas últimas 24 horas reduziram para 42 os internados nos covidários após o registo de seis novos internamentos e de cinco altas hospitalares.