Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lobo declara-se vencedor em Honduras; Zelaya chama eleição de mentira

O candidato de direita Porfirio Lobo se declarou o vencedor das eleições de domingo em Honduras e prometeu um governo de unidade nacional, em uma votação chamada de “mentira” pelo presidente deposto Manuel Zelaya e reconhecida apenas por parte da comunidade internacional.

“Hoje Honduras decidiu seu próprio futuro para terminar de uma vez por todas com a crise que tanto nos afecta e que tanto dano tem feito aos mais necessitados”, declarou Lobo, do Partido Nacional (PN), em um hotel da capital para dezenas de seguidores. Lobo ofereceu a “mão aberta franca e sincera para formar um governo de unidade nacional, de reconciliação”. “Não é tempo de mais divisões, é hora de somar e multiplicar, deixemos para trás as diferenças, vamos adiante todos juntos por Honduras”, disse. Segundo dados parciais do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), em sua segunda tentativa de chegar à presidência Lobo tinha 55,9% dos votos apurados, contra 38,6% do rival Elvin Santos, do Partido Liberal (PL), que reconheceu a derrota.

Lobo deve assumir a presidência em 27 de Janeiro, com o desafio de acabar com a divisão da sociedade hondurenha, iniciada há cinco meses com a destituição de Zelaya, e reinserir Honduras na comunidade internacional. O TSE destacou que o índice de participação foi de 61,3% (quase 10% a mais que em 2005). Assim, o grande perdedor da eleição foi Zelaya, que pedira aos hondurenhos que ficassem em casa para não legitimar o golpe de Estado. Zelaya denunciou que o regime de facto inflou os resultados da eleição para “transformá-la em uma mentira para os hondurenhos”. Ele fez a declaração na embaixada do Brasil, onde está refugiado há dois meses.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts