Centenas de novos infectados pela covid-19 foram identificados pela Cidade e Província de Maputo e em vários distritos da Província de Cabo Delgado. Neste sábado (06) voltaram a reduzir os doentes nos covidários porém mais seis moçambicanos morreram vítimas da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus.
O Ministério da Saúde (MISAU) reviu para 686 o total de vítimas mortais da pandemia com a notificação de cinco óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e um na Província de Maputo.
O boletim epidemiológico detalha que três das vítimas mortais “eram do sexo masculino e igual número do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana, cujas idades variam entre 26 e 63 anos. Destes, quatro óbitos foram declarado no dia 5/03/2021 e dois óbitos foram declarados no dia 6/03/2021”.
Nas últimas 24 horas as autoridades sanitárias registaram 33 novos internamentos e 37 altas hospitalares que resultaram em nova redução de doentes nos covidários que passaram a ser 171 internados, 126 deles nos Centros de Internamento e em outras unidades hospitalares da Cidade de Maputo.
Entretanto Moçambique passou a ter um cumulativo de 62.131 casos positivos com o diagnóstico de mais 602 infectados – 590 moçambicanos e onze estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais.
Na Cidade de Maputo foram detectados 98 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 26 no Distrito Municipal de Kamavota, 26 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, 12 no Distrito Municipal de Kamaxakeni, sete no Distrito Municipal de Kamubukwana e cinco Distrito Municipal de Kanyaka.
Pela Província de Maputo foram identificados 79 novos infectados na Cidade da Matola, 18 no Distrito de Marracuene, oito no Município de Boane e quatro no Distrito da Moamba.
O novo coronavírus propagou-se pela Província de Cabo Delgado, 81 novos infectados foram diagnosticados na Cidade de Pemba, nove no Distrito de Meluco, oito no Município de Chiúre, três no Distrito de Metuge, dois no Distrito de Mueda, um no Distrito de Mecúfi e outro no Distrito do Ibo.
O MISAU detectou outros surtos com 96 novos infectados na Cidade da Beira, 46 novos infectados pela Província de Nampula, 26 pela Província da Zambézia, 20 pela Província de Inhambane, 14 pela Província do Niassa, dez pela Província de Tete e dois na Cidade do Chimoio.